Apoio Domiciliário
At. idosos outline

Apoio Domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma resposta social organizada para que as pessoas em situação de dependência possam ver satisfeitas as suas necessidades básicas e específicas, assim como apoio nas atividades instrumentais da vida quotidiana e atividades sócio recreativas.

Equipa:
dr_emma
Cardiac Surgeon
img_tom_stewart
Leading Neurologist
img_anna_walker
Traumatologist

Serviço de Apoio Domiciliário.

O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados a domicílio a idosos, adultos ou famílias. Quando por motivos de doença ou outros impedimentos, eles não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Na grande maioria este serviço está virado para a comunidade constituída por pessoas idosas em situação de dependência, pessoas com deficiência e famílias em situação de carência.

O SAD assegura: a prestação de cuidados de higiene e conforto pessoal; a higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados; o fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica; o tratamento da roupa do uso pessoal do utente; atividades de animação e sociabilização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade.

O SAD pode, ainda, assegurar outros serviços, designadamente: formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes; apoio psicossocial; confeção de alimentos no domicílio; transporte; cuidados de imagem; realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio; e realização de atividades ocupacionais.

Valores que guiam o Centro Social e Paroquial de Fragoso.

Como e onde é prestado este serviço?

Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do utente, contribuindo para a sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento. O acordo com o ISS é para 20 utentes.

O Serviço de Apoio Domiciliário proporciona os seguintes serviços:

  • Refeições (almoço e jantar);
  • Apoio Psicossocial
  • Animação sociocultural
  • Cuidados de Higiene Pessoal
  • Assistência Medicamentosa
  • Tratamento de roupas